Algum lugar além do arco-íris

[...]Olhem como são lindas! - fez a menina, enquanto aspirava o perfume das flores.
- Suponho que sejam - respondeu o Espantalho - Quando eu tiver um cérebro, provavelmente vou gostar mais delas.
- Se ao menos tivesse um coração, eu as amaria - acrescentou o Lenhador de Lata[...]


O Mágico de Oz - Lyman Frank Baum - pág. 60

Enquanto estava lendo esse livro, cada vez mais percebia a luta insaciável entre a razão e a emoção. A busca do Espantalho pelo cérebro e a do Lenhador de Lata pelo coração, deixa o homem em dúvida: Qual das partes você escolheria? O que você pediria para Oz se não tivesse nenhum dos dois?
O que me deixa mais intrigada é que, ambas as justificativas, são aceitáveis. E o que é mais interessante é que, mesmo sem seus objetos de desejos, o Espatalho é o cérebro da turma e o Lenhador de Lata é o mais emotivo do grupo. Ainda não terminei de ler esse livro, mas eu ainda me pergunto: O que eu escolheria? A razão? O coração? Os dois?

Não irei terminar com a famosa frase clichê "Os dois são importantes bla bla bla", pois isso estar praticamente óbvio. Mas olhando em volta, ainda percebemos que o ser humano ainda fica em dúvida quando se depara com isso. Tanto que, ao resolver certas situações da vida, acaba priorizando apenas uma das partes.


Uma vez sendo Espatalho e outra vez sendo um Lenhador de Lata, posso afirmar que no final disso tudo, encontramos um ser humano dividido em duas partes.


Agora irei sentar mais uma vez para viajar nas páginas desse livro =)

3 comentários:

Thiago Souza disse...

Quem dera se a razão e a emoção fossem aliados... Quem dera se, pelo menos uma vez, eles se unissem para nos acompanhar.

Eu nunca li O Mágico de Oz. Me sinto quase culpado por isso agora.

Beijo!

Thybério Bastos disse...

Se eu pudesse escolher um dos dois (caso eu não tivesse), eu escolheria o cérebro. Mas eu tenho os dois, e se eu pudesse escolher entre um e outro, ai, com certeza eu ficaria com o coração.

Tixa Pearce disse...

Nunca li OZ ²...
inveja... >.<

Mas entre a razão e a emoção, estou com o espantalho... precisaremos mais deles...
e na situação q thyba citou...
provavelmente eu tbm ficaria com o cérebro, alguns meses atrás diria o contrário, mas a vida nos ensina a buscar o que é mais necessário para a sobrevivência....


maravilha de texto kika ^^

 

Ѽ ●๋•мαℓƒєιтσ вєм-ƒєιтσ●๋• Ѽ Design by Insight © 2009